terça-feira, 16 de outubro de 2012

CYBERBULLYING

-->
   


  “Você provavelmente conhece algum caso de fotos comprometedoras que vazam na internet; isso é muito comum no mundo dos famosos, no entanto, esse fato não se restringe somente a ele. Cada vez mais, pessoas comuns são atingidas por esse problema. Isso se deve a falta de cuidados ou mau uso da internet.

   Os cuidados para evitar este tipo de problema deve começar na infância. É importante que o pai instrua a criança a reconhecer situações de risco ou uma possível prática de abuso sexual, alertando que exibicionismo, voyeurismo e determinados contatos pela internet também podem ser considerados abuso. Cuidados básicos como não fornecer dados, imagens pessoais ou confiar em estranhos também devem ser sempre relembrados aos menores. Se o pai suspeitar de possível uso indevido da internet pelo seu filho, pode usufruir de provedores que permitam um maior controle de ações do menor na internet.

   Hoje em dia, 28% das crianças até sete anos de idade já tem acesso a internet. Dessas, 2% usufruem desse serviço desde os dois anos de idade. É importante o policiamento do adulto responsável desde cedo. Um entre quatro menores, na faixa de 10 a 17 anos, foi exposto a algum tipo de imagem [...] ou tentativa de aproximação.”

   [...] Os criminosos se identificam como crianças ou adolescentes, o menor acreditando e, muitas vezes, cedendo quando pedem que mostrem partes íntimas do corpo.

   É importante ressaltar que é crime 'fotografar ou publicar cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo adolescente e que aquele que faz download se torna participe. Ele não realiza o crime em si, mas realiza uma atividade que contribui para a formação do delito'(art. 29 do Código Penal). A pena é de um a quatro anos de reclusão.

   [...] Hoje em dia é muito difícil algum adolescente que não tenha contato vinte e quatro horas por dia com a internet, no entanto, é importante estabelecer alguns limites, pois esta é uma ferramente muito ampla que pode ser usada tanto contra quanto a favor do indivíduo.”

Fonte Texto:
LIMA, Heloísa. Revista Quiz (Colégio Michel), nº 1, 2012.

Fonte Imagem:

www.google.com.br/imagem

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Filme - O Guarani

A turma 3001 com a orientação da professora Cristiane, realizou uma adaptação do romance o Guarani, obra do escritor José de Alencar.

A turma foi dividida em duas equipes, onde foram criados dois vídeos baseados no livro do autor.

Em breve, será postado o vídeo O Guarani (1ª e 2ª parte) no blog.




Foto, Divulgação alunos 3001.


 Sobre a Obra

"O Guarani é um romance escrito por José de Alencar, desenvolvido em princípio em folhetim, de fevereiro a abril de 1857, no Correio Mercantil, para no fim desse ano, ser publicado como livro, com alterações mínimas em relação ao que fora publicado em folhetim.

Enredo
A obra se articula a partir de alguns fatos: a devoção e fidelidade de Peri, índio goitacá, a Cecília; o amor de Isabel por Álvaro, e o amor deste por Cecília; a morte acidental de uma índia aimoré por D. Diogo e a consequente revolta e ataque dos aimorés, tudo isso ocorrendo com uma rebelião dos homens de D. Antônio, liderados pelo ex-frei Loredano, homem ambicioso e mau-caráter, que deseja saquear a casa e raptar Cecília.

Álvaro, que já conhecia o amor de Isabel por ele e também já a amava, se machuca na batalha contra os aimorés. Isabel, vendo o corpo do amado tenta se matar asfixiada junto com o corpo de Álvaro, quando o vê vivo tenta salvá-lo, porém ele não permite e morrem juntos.

Durante o ataque, D. Antônio, ao perceber que não havia mais condições de resistir, incumbe Peri à salvar Cecília, após tê-lo batizado como cristão. Os dois partem, com Ceci adormecida e Peri vê, ao longe, a casa explodir. A Cecília só resta Peri.

Durante dias Peri e Cecília rumam para destino desconhecido e são surpreendidos por uma forte tempestade, que se transforma em dilúvio. Abrigados no topo de uma palmeira, Cecília espera a morte chegar, mas Peri conta uma lenda indígena segundo a qual Tamandaré e sua esposa se salvaram de um dilúvio abrigando-se na copa de uma palmeira desprendida da terra e alimentando-se de seus frutos. Ao término da enchente, Tamandaré e esposa descem e povoam a Terra.

As águas sobem, Cecília se desespera. Peri com uma grande força arranca a palmeira e faz dela uma canoa para poderem continuar pelo rio, deixando subentendido que a lenda de Tamandaré se repetiu com Peri e Cecília e estes sobreviveram, dando início à população brasileira. "

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Guarani, data de acesso: 10-10-2012.

 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Atividades sobre Fração

Exercícios de Frações
1) Observe a figura:
exercicios_fracoes1.GIF (1795 bytes)
a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?
b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?



2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:
a) exercicio_fracao8.GIF (2280 bytes)       b) exercicio_fracoes4.GIF (1799 bytes)   c) exercicio_fracoes5.GIF (1584 bytes)



3) Um sexto de uma pizza custa 3 reais, quanto custa:

a) exercicio_fracoes13.gif (339 bytes) da pizza
b) exercicio_fracoes14.gif (339 bytes) da pizza
c) a pizza toda



4) Se do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde do que eu tenho?



5) Encontre o resultado dos cálculos abaixo:
a) exercicio_fracoes17.gif (432 bytes)                             b) exercicio_fracoes18.gif (454 bytes)                             c) exercicio_fracoes19.gif (459 bytes)

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Projeto Tosco em Ação

Contribuição: Professora Cristiane (Português)
 

Livro Tosco vira exemplo dentro da sala de aula